domingo, 25 de março de 2012

The hunger games

Estava ansiosa por ver este filme. Porque já tinha ouvido falar muito dos livros, porque já tinha ouvido falar muito do filme (de um ou outro sortudo que teve oportunidade de o ver antecipadamente).

Opinião de quem não leu os livros

Para variar, diz quem leu os livros que o filme deixa muito a desejar. Como eu não tive ainda oportunidade (mas vou, com toda a certeza, fazê-lo), posso dizer já que adorei. O principal argumento contra é que o filme deixa muitas partes boas/importantes do livro de fora, mas a verdade é que um livro daquele tamanho muito dificilmente caberia apenas num filme, o que faria que 3 livros se tivessem que transformar em pelo menos 6 filmes (o que, convenhamos, seria caro e muito longo).

A história

Não querendo ser spoiler, o filme retrata uma América num futuro não muito distante (mas no mínimo uns 75 anos depois de agora), em que um rapaz e uma rapariga entre os 12 e os 18 anos de cada um dos 12 distritos que se revoltaram um dia contra o Estado Americano, provocando uma guerra civil, são escolhidos como tributos pelo Capitólio para participar num programa de televisão. Nesta espécie de "big brother" levado ao extremo ganha quem conseguir sobreviver. Sobreviver à fome, à sede e ao frio, mas também sobreviver aos ataques dos outros concorrentes.
E pronto. A personagem principal é a Katniss Everdeen (interpretada pela bem gira Jennifer Lawrence). É impossível não torcer por ela desde o início, principalmente porque ela não foi escolhida no sorteio, mas foi voluntária para impedir que a sua irmã mais nova fosse a selecionada.

E pronto. Um retrato de uma América que se degrada, de brutais contrastes sociais, porrada com fartura, miúda giras, muitas pestanas falsas e roupas, cabelo e maquilhagem em cores fortes e básicas (sim, o colour block vai estar em alta no futuro).

A sério, não percam o filme. Fica o trailer do filme que tem 8,0/10 no IMDb:




E já agora deixo-vos também esta música de tributo ao filme, feita por um bando de fãs fervorosos:




And remember: may the odds be ever in your favor!

2 comentários:

Bruno Martins disse...

acabei de escrever um artigo sobre o filme... eheheheheh

sou fã!

BM

Ana disse...

Já vi!

Parece que o dois será lá para Novembro. Dá tempo de ler os livros todos pelo caminho. Acabem lá, exames!

=D